Aviões do Forró encerra turnê junina e fala da maratona de shows

Agenda lotada, presença em festas juninas de interior e capitais e uma multidão cantando e dançando ao ritmo que se torna unanimidade na região nessa época: o forró. É assim a rotina das bandas do Norte e Nordeste do Brasil na época do São João. O Aviões do Forró, grupo cuja formação é um verdadeiro passeio pela região - a banda é sediada no Ceará e tem como vocalistas a baiana Solange Almeida e o potiguar José Alexandre - retrata bem a rotina vivida por muitos artistas nesse período.

As últimas apresentações da maratona de shows da banda de "Xand e Sol" - como são conhecidos pelas fãs - serão no Ceará e começam neste domingo (4), no "São João de Fortaleza" e depois pelas cidades de Eusébio (8/7) e Maracanaú (17/7), na Região Metropolitana. Em entrevista ao G1, a dupla que divide os vocais da banda contou um pouco da rotina da turnê de São João.

Banda Aviões do Forró em show da turnê São João de 2015 (Foto: Nara Fassi/ Divulgação)

Neste ano, a banda se apresenta desde o mês de junho e já passou por mais de 30 palcos, entre capitais e grandes festas no interior do Norte e Nordeste. Com 13 anos de carreira e já consolidados no mercado regional, os integrantes da banda têm o "luxo" de escolher os locais onde se apresentam no período. "Se antes fazíamos mais de 48 shows no mês de junho, hoje nós fazemos 30, no máximo, e mesmo assim ainda é corrido", conta Xand.

Distância de casa 
A folga da agenda não diminui o tempo que passam longe da família de ambos, que mora em Fortaleza. "Nós chegamos essa semana e passamos praticamente 24 horas em casa e já viajamos para mais uma semana de shows na Bahia e Sergipe", afirma Solange. Para matar a Saudade, a cantora diz que se apega às tecnologias para manter contato com os quatro filhos. Já Xand aproveita cada brecha na agenda "Sempre que há uma folga entre um show e outro, nem que seja de 8, 10, 12 horas, eu pego um avião e vou em casa. Por menor que seja o tempo a gente dá uma revitalizada, uma renovada", revela.

Correria que compensa
A rotina incluiu até este domingo 11 ponte áereas, 35 músicas por shows, quilos perdidos, intensa troca de figurinos e mais de mil músicas cantadas ao vivo também. Sobre o momento mais marcante do São João de 2015, os dois são unânimes: "Com certeza foi poder cantar para mais de 110 mil pessoas no São João de Caruaru na semana passada". Na ocasião, a banda também recebeu o troféu de melhor música do festival pela canção "Fiquei Sabendo", hit romântico da dupla que traz na letra o desabafo de alguém que foi deixado pela pessoa amada.

Xand e Solage em show da turnê de São João em Belém (Foto: Nara Fassi/ Divulgação)
São João de Fortaleza

Para o show deste domingo (4) no aterro da Praia de Iracema, que recebe grandes atrações desde o dia dia 26 de junho, a dupla mostra empolgação. "Estou ansiosíssima em dose tripla. Primeiro porque todos os shows em Fortaleza a gente fica assim, a gente canta para os nossos fãs, amigos, familiares. Segundo, porque vamos encerrar oficialmente a nossa turnê de São João em casa, em Fortaleza e lugar melhor não poderia ser. E terceiro porque vamos passar o dia em casa", diz Solange.

Projetos pós-São João
Depois da turnê, a banda disse que vai se dedicar à divulgação do DVD "Pool Party do Aviões" gravado no começo de junho em um parque aquático do Ceará; e também a projetos paralelos, como o canal que Xand mantém no Youtube onde apresenta versões acústicas ao lado de convidados. "O #XandNaxDiferente é um projeto que as pessoas estão abraçando, e estamos preparando muitas novidades para ele", afirma o cantor. Confira infográfico do G1 sobre a turnê junina do Aviões do Forró: