Aviões do Forró receberá homenagem no 'Festival Nacional da Música'

(banner/divulgação)

Considerada a banda de maior expressividade no cenário musical brasileiro, o nome Aviões do Forró é sinônimo de uma história de determinação e sucesso. Criada na capital cearense em 2002, o grupo liderado pelos vocalistas Solange Almeida e Xand Avião proporcionou uma verdadeira revolução neste segmento musical genuinamente nordestino. Em 2014, eles estreiam na Festa Nacional da Música como homenageados. "Estamos felizes pelo convite e mais ainda pela representatividade de nosso trabalho, que é feito com verdade e com amor", comemora Solange. "É uma grande expectativa participar desse evento maravilhoso. Melhor ainda poder confraternizar com grandes nomes da música nacional. Sem dúvida será uma experiência marcante", completa Xand.

A banda tornou-se conhecida não só pelo público forrozeiro, mas por repercutir e ganhar milhares de fãs, atingindo diferentes classes sociais de norte a sul do país em pouco tempo. Parte desta conquista surgiu da proposta inovadora, resultado da combinação de um repertório dançante, com músicas alegres e um som cheio de arranjos envolventes. Além de contar com vocalistas talentosos e irreverentes, um grupo de ‘verdadeiros aviões’ foi convocado para compor o ballet durante os shows.

 A formula para consolidar o grupo como “o melhor forró do Brasil” estava lançada e não demorou muito para que surgissem convites e shows nos maiores eventos nacionais. Logo em seguida vieram as participações em diversos programas de TV como TV Xuxa, Show da Virada, Domingão do Faustão, Programa Esquenta, Hoje em Dia, Vídeo Show, Altas Horas e Big Brother Brasil, entre outros.

E quando o país tornou-se pequeno para conter o fenômeno liderado por Sol e Xand, chegou o momento de voar mais alto e mais longe. Os Estados Unidos e Europa foram os primeiros a receber este ritmo contagiante. Os grandes sucessos lançados pela banda caíram no gosto popular e transformaram-se em números. O primeiro e o quarto álbum da banda venderam juntos, mais de 900.000 mil cópias. Posteriormente a banda lançou dois DVDs, um deles gravado ao vivo em Salvador, contando com a participação de Ivete Sangalo e produzido pela gravadora Som Livre, e outro ao vivo em Fortaleza durante a comemoração de dez anos de carreira.

Em 2012 veio a inserção do grande sucesso “Correndo atrás de mim” na trilha sonora da novela Avenida Brasil (Rede Globo). Em 2013 a banda completou seus onze anos de carreira através de uma mega festa: “Aviões 11 Anos – Sunset”, que fugiu aos tradicionais eventos noturnos realizados em casas de shows, levando o público a uma viagem repleta de emoções. Elementos como o apaixonante “pôr-do-sol” cearense, um cenário paradisíaco deram um toque especial a esta festa que entrou para a história.

O ano de dois mil e quatorze iniciou com muitas novidades. A banda participou pela segunda vez do Big Brother Brasil. Além disso, figurou pela quinta vez entre as principais atrações do Festival de Verão de Salvador. Durante o carnaval arrastou a multidão atrás do bloco Aviões Elétrico em Salvador. Novamente o grupo embarcou rumo a mais uma turnê internacional, passando por Lisboa (Portugal), Amsterdã (Holanda), Zurique (Suíça), Bruxelas (Bélgica). Após lançar os hits “Vou Assumir”, interpretado por Solange Almeida com participação da cantora angolana Edmasia, e “Recaídas” que é considerada uma das músicas mais executadas nas rádios de todo o País.

Festa Nacional da Música