'Lado B de Xand' - Zoeira/Diário do Nordeste

Image-0-Artigo-1820547-1
Xand revela o lado "homem de família" e posa com a esposa
 Isabela Timoteo e os filhos Enzo e Isabella
FOTOS: NATINHO RODRIGUES

Ousado. Exótico. Diferente. Esses são termos com os quais Xand Avião, líder do Aviões do Forró, se autointitula. Por trás da figura do cantor, aparece o José Alexandre Filho, um típico cara de família

Comemorando aniversário hoje, o forrozeiro chega aos 33 anos no auge da vida profissional e pessoal. Foi ao lado da esposa Isabele Temoteo e dos filhos Enzo, 7, e Maria Isabella, 3, que o potiguar recebeu a equipe do Zoeira para falar sobre sua vida e os 13 anos de sucesso à frente da banda Aviões do Forró.

Longe da agitação, farras e badalações que o forró proporciona, Xand se mostra uma pessoa bem reservada e faz questão de separar o artista do homem comum.

"No palco sou uma pessoa, fora dele há outra totalmente diferente. Sou muito tímido e muitas pessoas não entendem isso. Pensam que eu sou arrogante, que não gosto de falar. Quando pego o microfone, me transformo. Não é o Alexandre de casa. Costumo ser brincalhão no palco. Acho que as pessoas me veem como um cara engraçado, mas muito fechado. Mas esse é o meu jeito", justifica.

Image-1-Artigo-1820547-1Tranquilo e bem-humorado, o cantor não demora a responder como se sente nesta nova fase. "Se tem uma palavra que pode descrever essa etapa da minha vida é realizado. Eu vim para Fortaleza com um sonho de fazer sucesso, só não sabia que seria tanto. O Aviões do Forró foi um projeto que eu vi nascer, mas jamais imaginei que eu chegaria tão longe", comenta como um pai orgulhoso.

Xand recorda que, no início da carreira, sofria todo tipo de preconceito, inclusive estético. "Eu e a Solange éramos bastante criticados, principalmente pelo nosso corpo. Quando a gente chegava em algumas cidades, as pessoas diziam: 'Os cantores são eles?' Dois gordinhos no palco, não dava outra. Mas, quando a gente começava a cantar, a história mudava completamente. Era puro talento. Ainda assim, já levamos muita porta na cara", lembra.

Emoção

Referência no Brasil inteiro quando o assunto é forró, o cantor considera que o diferencial da banda é a irreverência e destaca o prazer que ele e sua companheira de palco têm pela música.

"A gente sobe no palco e faz nosso trabalho como se estivesse cantando no quintal de casa. Música é coisa que arrepia, dá emoção. A partir do momento que passa a ser obrigação, perde a graça".

Recém chegado da Disney, onde passou as férias com a família, após extensa agenda de shows durante o Carnaval, Xand reforça a importância que a mulher e os filhos têm em sua vida. "Em qualquer tipo de profissão, você tem o alicerce na família. Se eu não tivesse encontrado a pessoa certa na minha vida tão cedo, acho que não estaria aqui, nem teria o que tenho hoje em dia, não seria o que sou. A família foi quem me sustentou nesses 13 anos de carreira do Aviões do Forró", diz.


Mudança

Aviões do Forró tem uma parcela na mudança de estilo pelo qual o forró passou. Xand acredita a evolução não para por aí.

"Quando começamos com o Aviões, o pessoal do Sul achava que as letras eram só de seca e vaqueiro. O forró mudou muito. Tem uma galera nova que está vindo e que vai mudar ainda mais. Os conservadores não vão gostar muito. Eles até aceitam, mas não gostam por não concordar com a nova linguagem. Eu quero que mude mesmo, que vá se renovando, para quando meu filho tiver 20 anos, ele veja um forró de qualidade", alfineta. "Agora, é preciso reconhecer que tem muitas bandas que se intitulam forró sem ser. Acho que o Luiz Gonzaga se treme todinho no túmulo".

Xand considera que conquistou quase tudo que desejou. Na esfera pessoal falta apenas mais tempo para curtir a família. Como cantor, um sonho o espera: "Acho que falta só cantar com o Rei Roberto Carlos. É um dos grandes sonhos que tenho".

(Colaboração de Gustavo Linhares)

Wilton Rodrigues
Especial para o Zoeira